
O Milton de Souza Corrêa, o Zerão, único estádio do mundo cortado no meio do campo pela linha do equador, celebra nesta quinta-feira (17) o seu aniversário de 34 anos. Criado em 17 de outubro de 1990, o estádio olímpico, que é propriedade do Governo do Amapá, já foi palco de momentos históricos do futebol e esporte amapaense.
Clique aqui para participar do canal de notícias do AP Sports no WhatsApp
Também há 34 anos aconteceu o primeiro jogo do estádio: Independente 1×0 Trem pelo Copão da Amazônia de 1990. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Miranda, no hemisfério norte. No mesmo dia, a Seleção Brasileira de Masters enfrentou a Seleção Amapaense.
O então ministro dos esportes e craque do Flamengo, Zico, entrou em campo. Além dele, o presidente Fernando Collor fez presença na cerimônia.

Periodo desativado e retorno no ano da Copa
Pelas condições precárias, o estádio Zerão foi desativado e recebeu o apelido de “cemitério do futebol”. O espaço ficou fechado no período de 2005 à 2014 para reforma e foi reinaugurado no dia 15 de fevereiro de 2014., véspera da Copa do Mundo Fifa, no Brasil.
Em 2015, após uma nova reestruturação, o estádio virou um complexo olímpico, com pista de atletismo e áreas de saltos e lançamentos, recebendo eventos nacionais do atletismo brasileiro, como o conexão paralímpica.
Excesso de jogos e nova reforma
Atualmente o estádio Zerão possui capacidade para 4.984 mil pessoas, mas possui liberação para 3.100 mil, por normas de segurança. Apesar disso, por ser o único estádio com dimensão para jogos oficiais e iluminação noturna, passou a receber todas as competições oficiais do calendário esportivo do futebol amapaense.
Apenas este ano foram dois jogos de Copa do Brasil, Campeonato amapaense série A, Campeonato Amapaense série B, Brasileiro Série D, Copa Verde, Estadual Feminino e todos de categoria de base, como sub-15, 17 e 20.

A sobrecarga de partidas deixou o campo prejudicado e, mesmo assim, o estádio segue recebendo competições, como campeonatos amadores e, atualmente, a Copa FAF Revela Feminino Sub-17.
Tentando reverter a situação atual, o senador Randolfe Rodrigues (PT), destinou uma verba parlamentar de R$ 10 milhões de reais, para reformas emergenciais no estádio Zerão. A ideia é que o estádio receba novo gramado, placar eletrônico, iluminação e outras necessidades pontuais.
Na última quarta-feira (16), o Secretário de Infraestrutura do Amapá, David Covre, esteve reunido com o presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Roberto Góes, para tratar sobre o início das obras do estádio. Na conversa foram apontadas as necessidades urgentes para o futebol amapaense, como melhores vestiários e uma revitalização completa do campo de jogo.

Assim, a expectativa é que o Milton de Souza Corrêa siga recebendo jogos do futebol amapaense que ficarão marcados na história e memória do torcedor.
Leia mais
Copa do Brasil Sub 20: Macapá empata com Náutico-RR fora e classificação será decidida no Amapá
FAF e Sofascore fecham parceria inédita no futebol da região Norte



