Glória Lira, natural de Mazagão, brilhou na decisão e foi titular na vitória alvinegra sobre o Grêmio, em Porto Alegre

Amapaense é campeã brasileira Sub-17 com o Corinthians – Foto: Julio Zerbatto Mendez
O futebol feminino do Amapá tem mais um motivo para comemorar. A jovem Glória Lira, de apenas 16 anos, foi campeã do Brasileirão Feminino Sub-17 neste sábado (23), integrando o elenco do Corinthians, que venceu o Grêmio por 2 a 0 na grande final realizada em Porto Alegre (RS).
A partida decisiva aconteceu no Estádio Francisco Novelletto e teve gols de Júlia Romero e Carol Melo, garantindo o título para a equipe paulista. Glória, titular no confronto, teve atuação destacada como primeira volante, função em que se sobressai com sua habilidade em proteger a zaga, interceptar jogadas e recuperar a posse de bola.
Natural de Mazagão, município do interior amapaense, Glória iniciou sua carreira no projeto social “Passaporte para a Vitória”. Foi lá que despertou atenção com seu talento, chegando a ser observada por olheiros do Grêmio. No entanto, a oportunidade de teste na equipe gaúcha não se concretizou.

Amapaense é campeã brasileira Sub-17 com o Corinthians Foto: Edu Andrade
O reconhecimento veio pouco tempo depois, quando a atleta se transferiu para o Esmac, do Pará. No clube paraense, participou da Liga de Desenvolvimento da CBF e teve desempenho notável, o que atraiu olhares do Corinthians. Em 2024, foi contratada pela equipe paulista, onde vem se destacando nas categorias de base.
Francisco Paulo, treinador que acompanhou seus primeiros passos no projeto amapaense, celebrou o título conquistado pela ex-aluna. “Ver a Glória levantar um título nacional é motivo de orgulho. É uma prova de que o talento amapaense pode brilhar em qualquer lugar do Brasil”, afirmou.
A conquista de Glória Lira reforça o potencial das jovens atletas da região Norte e inspira uma nova geração de meninas apaixonadas por futebol.



