Copa FAF Revela Sub-17 Feminina inicia nesta terça com oito clubes na disputa

Liga de Cotias, São Joaquim, Combatentes, Independente, Mazagão, Oratório, Macapá e Trem confirmaram participação no torneio
FAF revela terá jogos voltado para o futebol de base feminino.
Competição segue padrões da FAF e CBF (Foto: Divulgação)

Acontece nesta terça-feira (8) a abertura da primeira edição da Copa FAF Revela Sub-17 feminina, com o intuito de desenvolver a base do futebol feminino no Amapá. Oito clubes confirmaram participação no torneio, sendo: Liga de Cotias, São Joaquim, Combatentes, Independente, Mazagão, Oratório, Macapá e Trem. A previsão é que o time campeão seja conhecido até o dia 29 de outubro, com partidas disputadas no estádio Zerão, em Macapá.

Clique aqui para participar do canal de notícias do AP Sports no WhatsApp

Fase de grupos e mata-mata

O torneio será disputado em um modelo de três fases, divididos em fase classificatória, semifinal e a grande final. Na primeira fase, os times foram divididos em duas chaves de quatro equipes, que jogarão entre si. As duas melhores de cada chave avançam para as semifinais, que serão decididas em jogo único.

A final também será realizada em partida única, e, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Toda a estrutura da competição segue padrões da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O regulamento também prevê avaliações para clubes que desistirem da competição fora do prazo ou que não cumpram as regras.

Premiação e fomento esportivo

Além do troféu e das medalhas destinadas ao campeão e ao vice, a copa também premiará a artilheira, a melhor goleira e a craque do campeonato, uma fora de valorizar oo talento individual das jogadoras.

Cada clube participante recebeu uma ajuda de custo de R$ 4 mil, destinada à inscrição de atletas e à cobertura de despesas como transporte e alimentação durante os jogos. Apesar do suporte, não há premiação em dinheiro.

A competição faz parte de um projeto maior da CBF, chamado “CBF Transforma”, que visa fomentar o futebol feminino nas categorias de base em todo o país. A Federação Amapaense de Futebol submeteu à CBF um projeto que foi aprovado e revisado na destinação de recursos específicos para a execução do campeonato.

Expectativa de projeção nacional

Além de promover a competição local, a Copa FAF Revela Sub-17 feminina tem um objetivo: colocar os jovens atletas no radar da CBF e de outras competições nacionais.

A inclusão de jogadores no guia da CBF vai permitir que clubes de maior expressão e até mesmo a Seleção Brasileira Sub-17 possam acompanhar o desempenho dessas meninas, abrindo portas para que algumas delas participem de competições nacionais e internacionais.

Leia mais

Mazagão é campeão do Amapazão Sub-17

ACE-AP e Ferroviário-RO vencem na abertura da Superliga C de Vôlei Feminino 

Rolar para cima